Você já ouviu falar sobre os “P’s” no marketing? Hoje, a ABC Soluções trouxe um artigo especial sobre o assunto para que você fique muito bem informado. Acompanhe!
O que são os 4 ps do marketing?
Os 4 Ps do marketing, também conhecidos como composto de marketing ou Mix de Marketing, são fatores essenciais para desenvolver e realizar uma estratégia de marketing assertiva. Os 4 Ps, todos começando pela letra P – produto, preço, praça e promoção – são fundamentais para direcionar o rumo da sua marca.
De acordo com estudos, os conceitos devem ser considerados no momento de realizar o planejamento estratégico e executar as ações. São utilizando os 4ps do marketing que a empresa atinge os seus objetivos, por tanto, devem ser levados em consideração na hora de planejar.
P de produto
Esse “P” significa o que a empresa oferece, podendo ser um objeto ou um serviço. O produto é o que é oferecido como um negócio, tendo um valor agregado e atendendo às necessidades de um determinado grupo de pessoas também conhecido como público-alvo ou persona.
Faça essas perguntas para te ajudar na definição de um produto:
Para qual objetivo esse produto é ofertado? Como ele atende as necessidades ou desejos das pessoas? Quais as funções são necessárias para atingir tais expectativas? Como, em qual local e quando o cliente poderá utilizar?
Ele é um produto físico? Qual será o seu formato, estilo, tamanho e cor?
Como será o nome? Como esse nome se envolverá com a marca?
Qual o diferencial competitivo desse produto em relação aos concorrentes?
Quanto mais informações do produto você tiver, mais chances terá de vende-lo.
P de Preço
Esse P é o que determina os lucros da empresa, além de fortalecer a marca. Por isso, é uma das definições essenciais do Mix de Marketing.
O P de Preço envolve decisões de: preço de lista; formação do preço; modelo de cobrança; variações regionais; políticas de descontos; condições de pagamento e formas de pagamento entre outros.
Saber precificar e mostrar os valores agregados da sua empresa irá te oferecer resultados mais significativos.
Assim que essas etapas de produto e preço são definidas entre a empresa, a ABC soluções auxilia nas outras duas partes do processo. Apresentando uma estratégia assertiva para o seu produto ter visibilidade na praça!
P de Praça
Nesta etapa é definido os canais que serão distribuídos os produtos. Aqui na ABC, ajudamos os nossos clientes a definirem quais são os melhores pontos para seu produto ter visibilidade.
Nesta fase também é definida qual região será feita a venda, como será a logística, estoque e chegada ao consumidor final.
Tenha a logística alinhada para que o seu negócio funcione de maneira organizada e funcional.
P de Promoção
O P de Promoção envolve decisões de: propaganda; venda pessoal; promoção de vendas; publicidade; relações públicas; assessoria de imprensa; merchandising; redes sociais e demais ações de comunicação.
Conseguiu entender a diferença e a importância de cada P? Aqui na ABC SOLUÇÕES, nós temos todo esse cuidado na hora de planejar as suas ações de trade marketing.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente, conheça o nosso trabalho e veja como podemos te ajudar!
Paloma Carvalho
Retadora