O PDV pode ser uma excelente ferramenta de apoio comercial, dando ao cliente a oportunidade de conhecer o seu produto, experimentá-lo e criar conexões que vão muito além da venda.

Além disso, através desse feedback imediato é possível obter informações valiosas para desenvolver e aplicar estratégias que garantam um melhor desempenho em seu PDV.

Mas, para colher esse tipo de informação é preciso estar disposto a melhorar consideravelmente a experiência desse cliente. Você sabe como? 

Confira abaixo 5 dicas para te ajudar nesse processo. 

1º O cliente no centro de tudo. Sempre! 

Quando decidimos colocar o cliente no centro de nossas ações, as chances de entender as suas reais necessidades e solucioná-las com precisão é certa! Isso não quer dizer um atendimento passivo, que faz de tudo para agradar de maneira até meio falsa. 

O perfil do consumidor mudou e as pessoas não aceitam mais qualquer argumento para venda. O objetivo deve ser um atendimento cordial, interessado e focado em oferecer soluções realmente eficazes. 

2º Qualifique a sua equipe. Atender bem não é só ser simpático.

Uma equipe qualificada agrega valor à marca e ao produto.Portanto, quanto mais qualificado for o seu time, maiores são as chances de oferecerem um suporte realmente memorável.

Atender bem não é só ser simpático, é estar disposto a solucionar as necessidades e criar uma experiência agradável para aquele cliente. 

Lembre-se: um atendimento ruim pode fazer com que o cliente até finalize a transação, mas pense algumas vezes antes de voltar ao seu PDV.

3º Invista numa apresentação alinhada ao perfil do seu público

Faz sentido dar ao seu PDV uma aparência que não condiz com o seu público-alvo? É preciso pensar estrategicamente nisso também!

Quando se trata de comércio físico, as pessoas costumam julgar pela aparência. É algo natural do consumidor. Por isso, você deve assegurar que o seu PDV esteja apresentável, desde a fachada até a disposição dos produtos e iluminação local.

Leve em consideração o perfil de seu público. Faça que ele se sinta acolhido e confortável, preocupando-se apenas com a sua decisão de compra.

Se você quiser se aprofundar mais nesse assunto, confira esse post exclusivo sobre organização de gôndolas.

4º Use a tecnologia a seu favor!

A tecnologia é um item obrigatório para toda marca que busca o sucesso de seu PDV. Use-a a seu favor! Busque as melhores ferramentas disponíveis para garantir que as suas estratégias são de fato efetivas.

Analise quais produtos possuem melhor saída, quais dias o movimento é mais baixo, usufrua de informações instantâneas para agilizar decisões e se comunicar melhor com a equipe.

5º Atente-se aos “hot points”

Em qualquer loja, existem locais de mais destaque, conhecidos também como hot points. Pode acreditar, é super importante saber utilizá-los a favor de seu PDV.

Atente-se a corredores com maior trânsito de pessoas, ou mesmo de passagem obrigatória. Você também pode apostar em prateleiras que estejam mais à altura dos olhos, estimulando as vendas de um produto que não costuma ter um bom desempenho, por exemplo.

Valorizar a experiência do cliente é uma decisão que pode aprimorar os níveis de excelência do negócio

Da localização e monitoramento do comportamento do consumidor até o treinamento dos seus funcionários, todos esses pontos impactam o sucesso do seu negócio.

Essas são algumas das inúmeras ações que podem ser feitas a fim de proporcionar uma experiência completa para o seu cliente na hora de consumir sua marca. E aí, dicas anotadas?

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Paloma Carvalho

Retadora