Saiba quais são as tendências de trade marketing para 2021
A pandemia do novo Coronavírus impactou empresas no mundo todo. O ano de 2020 não foi fácil, e foi preciso buscar soluções para manter o funcionamento das empresas e atender as orientações das autoridades de saúde. No entanto, percebemos que a transformação digital e a tecnologia contribuíram muito para superarmos todos esses desafios decorrentes do “novo normal”.
Com o isolamento social e a redução de contato físico para evitar a propagação da Covid-19, vimos novos hábitos surgirem, e eles irão permanecer neste ano. Para ficar por dentro das tendências de trade marketing para 2021, continue lendo este artigo até o final.
Trabalho remoto
Desde o início da pandemia temos observado que o home office vem ganhando adeptos. Muitos gestores já perceberam que o trabalho remoto pode ser igualmente produtivo.
Dentre as vantagens desse modelo de trabalho, podemos destacar: redução de custos com espaço físico, transporte e alimentação, por exemplo, otimização de atividades, redução do estresse e maior qualidade de vida, já que se utiliza melhor o seu tempo no dia a dia.
Integração
Se antes o normal era encontrar o cliente para apresentar e vender produtos, em 2021 a tendência é a praticidade de pedidos com o mínimo contato possível, integrando todos os envolvidos nos processos e em uma única plataforma.
Uma das tendências do varejo para esse ano é justamente a integração, que também fornece informações precisas sobre a empresa e os negócios. A administração de vendas pode ser realizada por gestores da equipe comercial, com base em dados fornecidos em softwares, por exemplo. Dessa maneira, os relatórios estarão disponíveis para facilitar a tomada de decisão mais assertiva.
A integração pode facilitar outros setores também. As informações sobre disponibilidade do estoque podem ser acessadas de forma rápida e fácil por vendedores, independentemente de onde estejam. Soluções de integração para as empresas são uma excelente ferramenta para começar esse ano com o pé direito e vendendo muito no varejo.
QR Code no PDV
O QR code no PDV já está sendo utilizado em massa em países como China e Japão. Utilizado para pagamentos ou para autoatendimento, essa é uma tendência com grandes chances de expansão.
Transformação do PDV em PDS
Uma das mudanças que vamos observar em 2021 será a de negócios que deixarão de ser pontos de venda de produtos e passarão a ser pontos de serviços, como conserto de bicicletas, ou espaço para trabalhar com internets super rápidas, por exemplo. Hoje é mais fácil, rápido e bem mais em conta comprar um pneu online do que ir a um autocentro fazer a mesma operação. Mesmo porque muitas vezes não encontramos na loja o que buscamos, mas precisamos dela para fazer o serviço.
É importante ficar de olho nas tendências de trade marketing para se antecipar e não ser pego de surpresa com as mudanças que tem acontecido de maneira rápida no varejo.
Agora, queremos saber: quais dessas 4 tendências já foram implementadas no seu negócio? Conta aqui pra gente nos comentários.