Quem trabalha no varejo sabe como é importante pensar em estratégias para alavancar as vendas dos produtos. Para vender mais e de forma eficiente, muitos utilizam a estratégia do cross merchandising.
Apesar de ser uma estratégia popular no mercado, alguns lojistas ainda não sabem do que se trata, por isso, no artigo de hoje vamos explicar o que é e esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a técnica.
AFINAL, O QUE É CROSS MERCHANDISING?
Cross, em inglês, significa cruz. Já merchandising se refere à colocação e exposição de uma mercadoria no pdv. Portanto, podemos entender o cross merchandising como a venda cruzada de produtos. Sendo assim, você basicamente coloca mercadorias de diferentes categorias expostas lado a lado. Para o varejo, o objetivo é melhorar o giro de produtos com pouca saída. Imagine, por exemplo, vinhos em prateleiras próximas dos queijos nos mercados, ou então escorredores de macarrão no mesmo corredor de massas e molhos. Isso tem grandes chances de significar conveniência no momento da compra. O consumidor economiza tempo, e, se não havia a intenção de compra, pode fazer com que ele acabe incluindo o produto no carrinho.
ALGUNS EXEMPLOS DE CROSS MERCHANDISING
Para exemplificar melhor o que é o cross merchandising, confira a seguir os principais tipos de ações que envolvem essa estratégia.
1. Organização estratégica de prateleiras
Como já explicamos, se você compra um pacote de macarrão, por exemplo, provavelmente vai precisar de molho de tomate, queijo ralado, entre outros ingredientes mais comuns nesse caso. Se tudo isso tiver próximo, além de ajudar o consumidor, as chances de vender todos os itens relacionados serão maiores do que se os produtos estivessem afastados fisicamente. Uma dica legal é listar toda a mercadoria da loja e fazer associações. Assim, saberá quais se complementam e sua organização de prateleiras será mais eficiente.
2. Ação de live marketing
Live marketing são ações, campanhas e eventos que acontecem ao vivo, com a intenção de aproximar o shopper da marca, produto ou serviço. Imagine por exemplo a demonstração de uma nova marca de torradeira e ao lado uma exposição de uma marca de pães de forma. Nem é preciso falar que essa é uma estratégia incrível e que funciona muito bem, não é mesmo?
3. Produtos de acordo com o perfil do cliente
Um case muito popular dessa estratégia é da grande rede de varejo Walmart. Os gestores desse hipermercado fizeram uma pesquisa e descobriram que a maioria dos clientes que compram fraldas são homens. Isso acontece porque geralmente é o pai que sai durante a noite para comprar as fraldas das crianças, já que a mãe pode estar cuidando dos pequenos ou ainda debilitada no pós-parto. Acontece que muitos pais, além das fraldas, aproveitavam à ida ao hipermercado para comprar algumas latinhas de cerveja. Logo, ao colocar as cervejas perto das prateleiras de fraldas, as vendas da bebida dispararam! Isso só nos mostra o quanto é importante conhecer bem os hábitos do seu cliente, para assim usar como base na criação de ações de cross merchandising.
4. Vitrinismo
O vitrinismo é outro tipo de ação que pode ser utilizada para ações de cross merchandising. Isso porque é possível criar cenários com vários produtos, e assim fazer com o que o consumidor se interesse por mais de um deles.