Se você é um empresário do setor varejista, já sabe que comparar preços com a concorrência é uma atitude extremamente necessária, já que o instinto básico dos consumidores é comprar o produto mais barato ou com o melhor custo x benefício. Ao comparar preços, a precificação é certeira e você atrairá mais clientes e vendas para sua loja.

Quer entender como fazer isso com táticas eficazes? Continue lendo este artigo até o final que nós vamos te ajudar!

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE PREÇO

O varejo é um mercado extremamente competitivo, e, portanto, precificar produtos corretamente é essencial para não ter prejuízos financeiros.

O preço dos produtos é estabelecido pela concorrência, ou seja, pelo preço praticado no mercado. Através da pesquisa de preço o varejista terá informações importantes para a definição de alguns processos, que vão desde o momento da compra de produtos de fornecedores até o término da venda ao consumidor direto. A pesquisa de preço ajudará o varejista à adequar preços de produtos aos valores adotados no mercado.

Essa pesquisa nada mais é do que uma ferramenta para melhorar a margem de venda. Isso significa que pode ser necessário reduzir a quantia cobrada em determinado item, mas também aumentar o preço de certo produto, que em sua loja é vendido por um valor menor do que na concorrência.

QUAIS PRODUTOS ANALISAR NA PESQUISA DE PREÇO?

No momento de fazer a pesquisa de preço, é preciso determinar qual o foco da atividade. O recomendado é que a pesquisa seja focada nos principais produtos, que são aqueles itens que os clientes guardam o preço na memória.

Produtos da curva C, que são os itens de menor relevância, não devem entrar na pesquisa, e sim produtos que fazem parte do dia a dia do consumidor, e que normalmente ele lembra o preço, como por exemplo produtos básicos de cesta básica, hortifruti e açougue.

Os itens que deverão ser pesquisados são determinados por vários fatores, como questão de posicionamento de mercado, público, sazonalidade etc.

Normalmente para a realização de uma pesquisa de preço são definidos de 200 a 600 produtos indispensáveis para o processo de vendas da loja.

QUANDO DEVO REALIZAR A PESQUISA DE PREÇO?

A precificação no varejo está sempre mudando, por isso, é importante investir em pesquisas semanais para que as informações nunca fiquem desatualizadas.

A sazonalidade também influenciará na periodicidade. Nas épocas de grandes movimentações no mercado, alguns produtos específicos deverão ter destaque. No período que antecede a Páscoa, por exemplo, chocolates e ovos serão mais relevantes nas pesquisas.

Ainda assim, você deve estar se perguntando: como fazer uma pesquisa de preço?

Vamos enumerar, a seguir, algumas das formas mais utilizadas no mercado ao executar essa atividade:

• Lista de papel

Uma forma simples e fácil de realizar a pesquisa de preço é através de uma lista em papel. O profissional responsável pela pesquisa irá pessoalmente aos estabelecimentos concorrentes e anotará as informações dos produtos presentes na lista. Depois disso, é preciso anotar todos esses valores no sistema de gestão, no módulo de pesquisa de preço do software.

Ao utilizar a lista de papel para este fim, deve-se tomar cuidado tanto na hora de escrever os preços da concorrência no papel como também na hora de passar para o sistema, já que há a possibilidade de erros na digitação.

• Internet e folheto de promoções

É comum alguns varejistas adotarem a internet como única fonte de informação para a pesquisa de preço, porém, essa não é a melhor estratégia, uma vez que o preço do e-commerce nem sempre é o mesmo praticado nas lojas físicas.

• Aplicativos e ferramentas

Aplicativos e ferramentas são uma ótima forma de terceirizar a pesquisa de preço, até então realizada por funcionários da loja. São inúmeras vantagens, dentre elas uma contagem mais precisa e eficiente, e também não misturar as tarefas dos seus funcionários.

Outra solução é consultar os preços de venda através de um rico banco de dados para esse propósito. Com o surgimento das tecnologias em nuvem e big data, espera-se que esse tipo de solução cresça nos próximos anos.

• Coletor de dados

Essa é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de fazer a pesquisa de preço e a mais recomendada por profissionais da área. A prática consiste em enviar um profissional da sua empresa à concorrência com um coletor de dados e a lista dos itens. Esse profissional deverá coletar a informação de preço dos produtos identificados na lista.

Também é possível transmitir a lista de produtos que devem ser pesquisados para o coletor, o que acaba completamente com a necessidade da lista de papel.

Para usar o coletor de dados em geral é fundamental que o sistema de gestão da empresa esteja preparado para trabalhar com esse equipamento.

Picture of Paloma Carvalho

Paloma Carvalho

Retadora