Quem trabalha com trade marketing sabe que o posicionamento de produtos no ponto de venda é essencial para vender qualquer coisa. A exposição tem relação direta com os índices de sell-out. Para posicionar os itens de forma estratégica no PDV é necessário dedicação e pesquisa para promover sua marca da melhor maneira.

Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo este artigo até o final.

Qual é a importância de planejar o posicionamento dos produtos?

A distribuição de produtos em uma loja cumpre um papel extremamente estratégico. As gôndolas que ficam nas extremidades, por exemplo, representam o primeiro contato visual dos clientes. Logo, normalmente são encontradas em corredores com maior tráfego de pessoas.

Quando bem planejado, é possível usar pontos extras para chamar a atenção. Esses locais são chamados zonas quentes e ficam, geralmente, na entrada da loja, nas pontas da gôndola ou em quiosques.

Da mesma forma, existe as zona frias, que são aquelas que não despertam interesse ao shopper. Nesse caso, são as saídas da loja, ou seja, são as prateleiras que ficam próximas ao chão, os corredores estreitos e a área de retirada de carrinhos ou cestinhas.

Estratégias para apostar no PDV

Para conseguir um bom posicionamento de produtos no PDV, é necessário, antes de tudo, pensar no perfil de cada shopper para encontrar os melhores lugares para atrair a sua atenção.

Além disso, há outras ações importantes que não devem ser ignoradas.

Confira as melhores estratégias para adotar no seu PDV:

      1. Tenha em mente que o PDV é um local de relacionamento com o cliente para criar uma conexão não só emocional como também sensorial, gerando experiência e estimulando os seus sentidos;
      2. É extremamente importante manter os produtos e as quantidades adequadas, com uma apresentação visual impactante e em posição de destaque;
      3. Utilize técnicas de merchandisingpara incentivar os impulsos de compra no shopper e tornar a sua operação mais rentável;
      4. Desenvolva a criatividade, a tecnologia e a comunicação visual no ponto de venda despertando o interesse do público e levando o consumidor a fazer uma compra efetiva.

QUAIS INDICADORES ACOMPANHAR?

Esse tipo de trabalho precisa de um acompanhamento próximo, por isso existem os KPIs de trade marketing, para analisar o desempenho das ações relacionadas ao posicionamento de produtos no pdv e revelar se estamos na rota do sucesso.

Como sabemos, os indicadores mais relevantes são os que trazem a resposta que você procura. Por isso, se faça as seguintes perguntas:

      • Quais são minhas metas?
      • O que preciso saber para ter a certeza de que estou no caminho certo?
      • Como os KPIs podem influenciar nas tomadas de decisão?
      • Como as ações derivadas dos resultados serão organizadas?

A respeito do posicionamento de produtos no ponto de venda, é legal ficar de olho em KPIs como os de:

      • Presença
      • Ponto extra
      • Mix de produtos
      • Share de gôndola
      • Preço
      • Promoção
      • Previsibilidade de estoque

Com essas respostas você poderá planejar muitas ações estratégicas, incluindo a organização do guia de execução, a definição dos roteiros de visitas e a orientação da equipe de campo.

Mas atenção! Tome muito cuidado na análise de indicadores de performance. Um KPI mal determinado ou medido de forma equivocada, pode também passar a impressão errada de que a sua estratégia está dando certo quando não está.

Lembre-se que esses são alguns dos passos mais comuns para melhorar os resultados de sell-out na sua operação de trade marketing. Quais são as outras dificuldades que o seu negócio enfrenta em relação às ações de sell-out? Compartilhe com a gente nos comentários.

Gabriela Resende

Gabriela Resende

Redatora

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