Você sabia que contratar promotores de vendas é uma ação que influencia diretamente nos resultados do seu negócio?
Afinal, a equipe tem contato diário com o shopper — o que significa a enorme responsabilidade de representar a sua marca e entender os seus clientes.
Por isso, antes de escolher o seu time, é bom planejar como fazer isso da melhor forma possível. Sabia que quanto mais houver dedicação na parte da seleção e recrutamento, menos problemas você vai ter na rotina de trabalho?
Pois é, isso acontece por que é mais fácil liderar um grupo comprometido, com uma base sólida de conhecimentos e disposta a absorver novas informações.
Pensando nisso, hoje nós vamos apresentar dicas para você não errar na hora de contratar uma agência de promotores de venda. Acompanhe!
O que é uma agência de promotores de vendas?
Para entendermos melhor o que é uma agência de merchandising, precisamos compreender o que significa o conceito do termo, que está relacionado a um conjunto de estratégias B2B (business to business).
O merchandising abrange um conjunto de estratégias visando melhorar a relação de empresas com seus canais de venda, atingindo o consumidor final.
O objetivo dessas estratégias é criar a melhor experiência nos pontos de vendas, interligando também áreas do marketing e parte comercial. Dessa maneira, a empresa que contrata os serviços da agência de merchandising consegue se destacar entre os concorrentes.
O que considerar na hora de contratar uma agência de promotores de venda?
- Pesquise ações realizadas pela empresa
O principal ponto a considerar no momento de contratar uma agência de merchandising são as execuções realizadas. Afinal, nada reflete tanto na qualidade da empresa quanto seus resultados.
Além disso, através da análise de execuções é possível identificar se a agência cumpre o combinado em seus contratos e se sua contratação realmente valerá a pena.
Uma ótima forma de fazer análise de execuções é através das redes sociais da agência e empresas agenciadas por ela. Os resultados serão evidentes pelas redes sociais através do engajamento e comentários dos consumidores, que sempre dizem muita coisa sobre a qualidade do merchandising.
- Observar aspectos jurídicos
Outro ponto de extrema importância ao escolher uma agência de merchandising para sua empresa é o aspecto jurídico. É importante verificar se a empresa trabalha com documentação correta, se seus funcionários são registrados e se há segurança legal para trabalhar com essa agência.
Além disso, também é muito importante analisar os contratos da agência. Isto é, uma boa agência de promotores de venda deve apresentar contratos claros e coerentes com a proposta de serviço e negociação para o cliente.
Se uma agência de promotores não cumpre com os aspectos jurídicos básicos, tão pouco irá cumprir com suas negociações e promessas de resultados.
- Analisar o portfólio de marcas atendidas
O portfólio de marcas que a agência de merchandising atende é outro importante item a ser considerado.
Através da análise de portfólios, é possível excluir agências que prometem muitos serviços e não realizam.
Quando a agência trabalha com boas marcas e tem bom networking, isso indica que seu trabalho é realmente eficiente, que entrega os resultados prometidos e que suas estratégias despertam o interesse dos shoppers (compradores).
- Frequência e modelos de relatórios de trabalhos
Quando contratamos um serviço, precisamos monitorar se ele está sendo desenvolvido como esperado e se os resultados podem ser observados. Por isso, existem os relatórios de trabalhos.
O que acontece é que muitas agências de merchandising enviam seus promotores aos possíveis clientes e não relatam quais trabalhos já realizou e como ocorreu sua execução.
Por isso, é importante conferir se a agência entrega os relatórios de trabalho com uma boa frequência. Além disso, se possível solicite alguns exemplos de modelos de relatórios, para entender o que será pontuado e como os resultados serão apresentados.
- Postura da empresa perante os resultados
Em qualquer contratação é importante analisar a postura da empresa diante dos resultados obtidos, sejam eles bons ou ruins. Com o merchandising não poderia ser diferente.
Para escolher uma boa agência de merchandising, avalie como ela se comporta diante os resultados apresentados. Pois, não basta mostrar que o resultado não foi o esperado, é preciso traçar pontos de melhoria.
Em caso de resultados positivos, analisar como a agência busca melhorá-los ainda mais. Uma boa agência de merchandising nunca se acomoda com resultados positivos, ela sempre busca inovação.
Contratar uma agência de promotores pode fazer a diferença quando o objetivo for reduzir custos e aumentar as vendas.
Dessa forma, esteja atento no momento da contratação, para evitar pagar por uma agência que não trará os resultados esperados para sua empresa.
Desde sua idealização, a ABC vem se especializando em proporcionar uma experiência única às indústrias, dando maior visibilidade aos seus produtos nos pontos de venda.
Isso, através do posicionamento estratégico de suas marcas nas gôndolas, feito por profissionais treinados e que acompanham o comportamento do consumidor na hora da compra.
Conte com quem entende do assunto na hora de contratar uma agência de promotores, fale conosco!
Paloma Carvalho
Retadora