A coleta de dados no PDV é tão importante quanto outras iniciativas, porém sabemos que o gerenciamento de ações de trade marketing evolve fatores que muitas vezes fogem ao nosso controle.

Considerando que hoje em dia estamos super conectados com nossos clientes, por que então a coleta de informações no ponto de venda é tão importante? Por mais que tenhamos acesso à muitas informações sobre o consumidor – isso devido à sua presença nas mídias sociais e também nos e-commerces, há diferença entre os dados coletados online e offline. No offline podemos observar o shopper em ação, e dessa forma é mais fácil entender como a experiência de compra é percebida por ele. Esse é um diferencial que faz com que a coleta de dados no PDV seja um passo importante para varejistas.

 Se você quer aprender como coletar esses dados e consequentemente potencializar suas vendas, continue lendo este artigo até o final.

OBSERVE OS ASPECTOS QUE DIFERENCIAM O SEU CLIENTE

É preciso definir bem quais são os tipos de dados que serão solicitados ao cliente, bem como a forma como eles serão requeridos. De nada adianta criar pesquisas, planilhas com perguntas e respostas que são pouco úteis para a inteligência de mercado.

Antes de colocar em prática soluções que necessitam de respostas dos clientes, é preciso saber o que perguntar. Quais dados são mais importantes para analisar a experiência do consumidor? Como sua empresa poderá utilizá-los para entender melhor qual o próximo passo? Definir o que perguntar para o shopper é tão importante quanto fazer essas perguntas no momento certo.

FAÇA PESQUISAS SOBRE OS HÁBITOS DO SEU PÚBLICO-ALVO

Se mesmo após aplicar uma série de ações você não obtiver o resultado esperado, pode ser que o problema esteja nos hábitos do seu público no pdv.

Seu público-alvo costuma levar os filhos para a loja? Utiliza muito o celular enquanto faz compras? Talvez a sua estratégia seja mais eficaz se levar em conta esse tipo de hábito.

É preciso buscar compreender o comportamento do consumidor enquanto ele está dentro da loja, pois é observando que você conseguirá obter informações valiosas para o seu negócio.

INCENTIVE A ATUALIZAÇÃO DE CADASTROS

É extremamente importante investir em estratégias que facilitem a manutenção de dados em seu banco. De nada irá adiantar ter vários cadastros em que constam endereços antigos, pois isso só irá prejudicar o seu marketing.

UTILIZE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Hoje em dia dispomos de inúmeras tecnologias que ajudam o varejista a obter feedbacks. O que realmente importa aqui é escolher aquela que não influenciará na maneira como o consumidor irá interagir no pdv.

Algumas empresas usam cupons como forma de estimular o cliente a emitir opiniões de forma anônima sobre o atendimento. Outras, colocam totens na entrada da loja para coletarem informações antes do cliente sair do estabelecimento.

MONITORE A CONCORRÊNCIA

Ao buscar uma estratégia de coleta de informações no PDV, é fundamental ficar de olho na concorrência. Procure detectar possíveis falhas e reconheça suas vantagens para que todos esses dados coletados no ponto de vendas ofereçam de fato uma vantagem competitiva para o seu negócio.