Vender de forma estratégica vai muito além que somente produzir e expor os seus produtos aos clientes. A garantia de um bom resultado em vendas e crescimento constante só é possível se tivermos acesso, de forma clara, aos pontos que devem ser otimizados ou reparados ao longo do tempo. E essa clareza de informação só ocorre por meio da mensuração de resultados.

No entanto, sem entender quais as KPIs (Key Performance Indicator ou indicadores-chave de performance) certas utilizar na hora dessa análise, todo o esforço das ações praticadas pode ser em vão.

Pensando nisso, listamos abaixo os dois principais pontos que devem ser levados em consideração no momento de medir os resultados das suas ações nos PDV’s. São eles:

      1. Visibilidade: A visibilidade do seu produto é essencial para as vendas. Uma das formas de medir isso é analisando a presença de seu produto nos lineares do PDV, o tempo de permanência e a distribuição da exposição.
      2. Venda: A venda é o resultado final das ações realizadas, então é importante medir o volume vendido e a margem de lucro obtida.

Mas, como analisar essas métricas?

Para colocar esses pontos de análise em prática, é preciso realizar um acompanhamento de perto nos pontos de vendas. Com isso, as visitas regulares dos promotores e a elaboração de relatórios para controle dos dados são pontos cruciais para uma análise detalhada e assertiva das informações.

Além de analisar o desempenho do seu produto nos pontos de vendas, é preciso também estar de olho no mercado. O que nos leva a um importante ponto:

Acompanhe as ações da concorrência 

É fundamental conhecer as novidades do mercado para entender como sua marca se posiciona perante a concorrência. Essas são práticas que devem ser aplicadas constantemente, e é uma ótima maneira de identificar oportunidades e pontos de atenção.

Conheça a ABC Soluções

A ABC Soluções, agência de promotores de vendas, possui 14 anos de tradição e credibilidade. Temos um time de profissionais especializados em entregar os melhores resultados para as marcas nos PDV’s das maiores redes de supermercados de Minas Gerais.

Além do serviço de reposição, realizamos toda a análise de estoque, saída e pesquisas de preços que o seu negócio precisa para mensurar o sucesso do seu produto perante aos consumidores. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.

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Paloma Carvalho

Retadora