Saber distribuir os seus produtos no supermercado é a garantia de que seus clientes encontrarão o que precisa e consequentemente a experiência de compra do usuário será melhorada.

Errar na hora de distribuir os produtos podem trazer consequências como por exemplo produtos ficarem parados na prateleira. Por outro lado, saber como montar o mix de produtos da loja pode aumentar as vendas e, até mesmo, ajudar na fidelização dos clientes.

Quer saber mais? Neste conteúdo explicamos o que é mix de produtos e separamos as principais dicas para montar o ideal. Confira!

O que é mix de produtos?

Podemos definir como mix de produtos a variedade de mercadorias que o supermercado oferece aos clientes.

Diante disso, o planejamento para ter produtos que atendam a diversos públicos é um fator que deve ser levado em conta.

Mas vale lembrar que não basta escolher uma grande variedade de itens para compor as prateleiras. Elas precisam ser pensadas com cautela para encontrar opções que tenham procura e tragam lucros. Caso contrário, a estratégia não trará os resultados esperados e, ainda, pode acarretar em prejuízos.

Como planejar um mix de produtos com resultados assertivos?

Agora que você já entendeu sobre o que é o mix de produtos, nós da ABC Soluções queremos que você entenda como montá-lo. Preparado?

Conheça o seu público

Quando você entende quem consome os seus produtos, você entende qual forma de comunicação é mais ideal, quais são os gostos, desejos, anseios e dúvidas.

Entenda as preferências dos seus consumidores e use este fator ao seu favor na hora de escolher quais marcas expor.

Você pode entender melhor o seu público por meio de ações dentro do supermercado, em que um formulário pode conter perguntas que te ajudam a conhecer melhor a clientela. Além de relatório de vendas, controle de estoque e utilizar dos recursos digitais para ter acesso ao que mais as pessoas andam buscando nos mecanismos de busca.

Fique atento às festividades e datas comemorativas

Estar ligado ao calendário faz muita diferença para atrair o público. Por isso é comum no mês de junho por exemplo encontrar decoração de festa junina e prateleiras específicas com comidas típicas da época. Isso contribui muito para impulsionar as vendas.

Ou seja, além de oferecer itens que acompanhem a época do ano, faça com que aqueles que se relacionam fiquem próximos. Quer um exemplo? Na época do Natal, vale aproximar os produtos usados para pratos típicos, como panetone, peru, farofa, entre outros. Isso ajuda a atrair o cliente e pode fazer com que ele leve itens que, até então, não tinha planejado.

Inove em seus produtos e acompanhe os novos resultados

Para se destacar o trabalho deve ser contínuo e você precisará se atualizar sempre e trazer novidades para o seu nicho. Acompanhando tendências e comportamentos dos seus clientes.

Para isso, é essencial acompanhar os resultados, analisando como está o volume de vendas de cada produto e, se necessário, fazendo testes para avaliar a aceitação de novos itens. Uma excelente forma de trazer novos produtos é apostar na degustação e promotores especializados para apresentar da melhor maneira possível sobre a inovação.

Dicas anotadas? Agora, conte com quem entende do assunto para diversificar o mix de produtos da sua empresa e realizar ações com seu público.

Aqui na Abc Soluções temos um time treinado e especializado para te ajudar nesta missão. Desde sua idealização, a ABC vem se especializando em proporcionar uma experiência única às indústrias, dando maior visibilidade aos seus produtos nos pontos de venda.

Isso, através do posicionamento estratégico de suas marcas nas gôndolas, feito por profissionais treinados e que acompanham o comportamento do consumidor na hora da compra.

Hoje, além de ser reconhecida entre as principais empresas do segmento no estado, a ABC desenvolve diversas soluções em vendas: MERCHANDISING EM PDV e REPRESENTAÇÃO COMERCIAL.

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma reunião. Será um prazer montar um planejamento para o seu negócio.

Picture of Paloma Carvalho

Paloma Carvalho

Retadora