Após uma crise econômica associada a uma pandemia, naturalmente os consumidores mudarão de prioridades e interesses, o que consequentemente afetará a forma como gastam o seu dinheiro. Logo, é essencial estar atento às mudanças de comportamento do consumidor para criar novas estratégias de engajamento do cliente.
Pensando nisso, elencamos 5 gatilhos culturais que devem permanecer mesmo após a pandemia de Covid-19. Confira!
1. A NOVA RELAÇÃO COM O LAR
Com o isolamento social, a maioria das pessoas passou a ficar mais tempo em casa, e muitas tiveram que adaptar seus lares para a rotina de trabalho e estudo. Nesse período percebemos que várias empresas passaram a oferecer programas de exercícios em casa, lives musicais e plataformas digitais de trabalho. Esses exemplos mostram que é possível criar experiências para o ambiente das casas, e a falta de espaço pode sim ser um grande estímulo para a criatividade.
2. A RELEVÂNCIA DO ESSENCIAL
A crise vem afetando a renda da maioria das famílias. Essa situação acaba fazendo com que as pessoas passem a repensar o que realmente é essencial, diminuindo assim, o gasto com coisas supérfluas.
Nesse momento, as empresas devem pensar em como se manter relevantes, uma vez que o consumidor estará mais atento à relação custo x benefício.
3. A IMPORTÂNCIA DE PENSAR NO COLETIVO
Toda a situação da pandemia estimulou o público a pensar coletivamente. As empresas serão cada vez mais cobradas a fazer a diferença não só para os seus funcionários e consumidores, mas também para a comunidade. Para sobreviver no pós-crise, as empresas precisam entender de uma vez por todas seu papel nas ações de responsabilidade social. É importante também rever valores e entender como é possível impactar positivamente a vida das pessoas.
4. CRESCIMENTO DO DIGITAL
Com o isolamento social, as atividades realizadas presencialmente migraram para o ambiente digital. Os consumidores que não estavam acostumados a usar serviços digitais para fazer compras, por exemplo, estão descobrindo que o e-commerce é uma forma segura de manter o consumo.
5. O PODER DAS EXPERIÊNCIAS
Quando o momento mais delicado da pandemia passar e as atividades forem retomadas, a oportunidade de viver experiências fora de casa com certeza será ainda mais valorizada. O desejo de curtir a vida provavelmente estimulará tendências de moda, esportes radicais e tatuagens. No entanto, é importante lembrar que essa retomada vai exigir cuidados e protocolos de segurança.
Nesse contexto, as empresas terão o desafio de elaborar experiências que seguirão as novas normas de convivência. Ao mesmo tempo, o desejo de estabelecer conexões será uma oportunidade para estreitar as relações com o público.
E aí, sua empresa está pronta para se reposicionar em um mundo pós-pandemia? Além de levar em consideração os pontos levantados neste artigo, é importante descobrir qual o novo papel da sua marca neste novo normal.
Gostou da postagem de hoje? Tem alguma dúvida ou quer acrescentar algum gatilho cultural que esquecemos de mencionar no artigo? Deixe seu comentário aqui embaixo pra gente.

Gabriela Resende
Redatora