Um dos pilares principais para o crescimento de qualquer empresa, a comunicação deve ser eficaz para que seus resultados aumentem. É preciso aprender a se comunicar não apenas com os colaboradores, mas também com o cliente final. E todo esse processo deve ser conduzido por um ou mais profissionais que sejam qualificados para isso, sejam eles internos ou externos.
Ao contratar profissionais para sua empresa, o profissional de RH deve saber exatamente o que e como perguntar, e qual postura adotar. Ao lidar com fornecedores, é preciso alinhar muito bem os processos para evitar erros de comunicação. E se faz necessário também mostrar resultados. Através da comunicação inteligente sua empresa só irá ganhar!
Hoje em dia, com as redes sociais, o cliente ganhou voz, e isso só aumenta a necessidade de uma comunicação empresarial preparada para possíveis crises e ganhos.
Ao longo deste artigo você vai entender o que é essa comunicação empresarial, e como ela deve ser feita para que seu negócio tenha sucesso.
EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Atualmente, com o avanço tecnológico e a compreensão cada vez maior dos funcionários acerca dos seus direitos, e o aumento da importância da natureza humana das corporações, as empresas precisam trabalhar sua comunicação de forma integrada e ampla. Se antes a preocupação era apenas com a imagem externa e o consumidor final, hoje é preciso dar atenção aos colaboradores também. E o que não faltam são meios para que as empresas comuniquem e atinjam à todos de forma efetiva.
A comunicação empresarial que antigamente costumava depender de memorandos e quadros de avisos foi aprimorada, e agora existem métodos mais eficazes e abrangentes. Há alguns anos, você atingia funcionários e clientes de forma lenta, mas hoje, com apenas alguns cliques você pode garantir que pessoas de todo o mundo vejam suas mensagens quase em tempo real, com qualidade total.
Sendo assim, investir em tecnologia para comunicação empresarial está se tornando cada vez mais importante, pois melhora o clima organizacional, motiva os colaboradores e atrai o público que a empresa deseja conquistar.
PRINCIPAIS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Manter uma boa comunicação empresarial não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Há uma série de obstáculos, tanto físicos quanto pessoais, que podem atrapalhar o bom andamento do processo e impedir o progresso de outros. Por isso, é essencial entender os principais desafios que a comunicação empresarial pode enfrentar e estar preparado para encará-los.
1. Barreiras semânticas
No processo de comunicação, as barreiras semânticas são representadas pelo uso de termos técnicos, termos estrangeiros, gestos desconhecidos pelo receptor e sinais sonoros estranhos que atrapalham o entendimento da mensagem. Logo, esse tipo de barreira afeta diretamente no entendimento daquilo que é passado pelo emissor.
Para evitar essa barreira na comunicação empresarial, tenha sempre em mente o tipo de público com o qual está lidando, e adapte a mensagem para que ela seja compreendida de forma fácil e eficaz.
2. Barreiras psicológicas e pessoais
As barreiras psicológicas e pessoais acontecem por fatores intrínsecos às pessoas e aos seus sentimentos e personalidade.
Podemos considerar uma barreira pessoal quando, por exemplo, um funcionário vai trabalhar de mau humor e então não consegue aceitar bem as opiniões alheias, ordens ou mesmo chegar a um acordo com os colegas.
Essas barreiras são as mais difíceis de eliminar, já que dependem apenas da própria pessoa para existir ou não. Com conversas e os incentivos adequados, você pode ajudar seus colaboradores a lidarem melhor com problemas pessoais e a manter um bom clima na empresa como um todo.
Já as barreiras psicológicas na comunicação empresarial estão relacionadas com os preconceitos e os sentimentos de uma pessoa em relação a outra ou a um grupo.
Isso pode acontecer quando dois setores diferentes de uma mesma empresa não compreendem o trabalho do outro, e, por isso, julgam ser chato e desnecessário. Se em alguma ocasião você precisar colocar os dois times para trabalharem juntos, provavelmente terá problemas gerados por essas barreiras psicológicas e pelo preconceito de cada pessoa em relação a outra área.
Portanto, para evitar esse tipo de barreira e dificuldade na comunicação entre os setores, é importante que cada área tenha pelo menos um conhecimento superficial sobre o trabalho do outro. Dessa forma, verão que todos são importantes de alguma forma e trazem coisas boas para a empresa.
3. Barreiras físicas e geográficas
A comunicação empresarial também sofre com fatores físicos e geográficos como distância, interrupções, ruídos e dificuldade de deslocamento.
Isso acontece principalmente no caso de empresas com atividade em mais de uma cidade ou país, ou naquelas em que os funcionários precisam viajar constantemente. Pode ser bem difícil estabelecer uma comunicação eficaz se ela for feita apenas de forma presencial ou por e-mails e mensagens de texto.
Portanto, é fundamental que sua empresa aproveite ao máximo todas as ferramentas tecnológicas disponíveis, como sistemas EAD corporativos e as videoconferências. Dessa forma, a comunicação empresarial se tornará mais próxima, completa e eficiente e não terá prejuízos em nenhum nível operacional.
A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA COMUNICAÇÃO
Mais do que apenas desenvolver o lado humano da empresa, a comunicação empresarial faz com que ela ganhe benefícios em diversos níveis. Confira:
- Melhora a imagem da sua empresa;
- Aumenta o alinhamento e a produtividade dos funcionários;
- Abre espaço para dúvidas e sugestões;
- Aumenta o sentimento de pertencimento de todos os colaboradores;
- Melhora o clima organizacional
Agora que você já sabe como melhorar a comunicação corporativa, conta pra gente: gostou deste post?
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