Sabe qual a melhor forma de seu consumidor conhecer o seu produto? Criando a degustação, assim, seus potenciais clientes poderão experimentar a qualidade do seu trabalho e consequentemente adquiri-lo.

Por mais que essa pareça ser apenas uma distribuição de pequenas porções de produtos para os clientes, ela é muito mais do que isso. Afinal de contas, pode levar o cliente a comprar por impulso e mesmo a se tornar um grande fã de algumas marcas de produtos.

Fazer essa estratégia funcionar e ter o efeito desejado requer planejamento, já que além de produtos é preciso oferecer ao cliente uma boa experiência de degustação. Por isso, a seguir vamos te contar quais são os benefícios de oferecer a degustação em supermercados e ainda daremos algumas dicas essenciais de como você pode fazer isso do jeito certo. Aproveite!

    1. Tenha promotores especializados

Escolher alguém para representar a sua marca é essencial para o sucesso da sua degustação. Afinal, precisa ser alguém que confia no seu produto, tenha simpatia para atender os clientes e principalmente conhecimento da marca, transmitindo ainda mais credibilidade ao consumidor.

O treinamento deste promotor é um fator determinante. Quando se escolhe uma agência especializada neste tipo de trabalho é a garantia de contar com pessoas experientes e engajadas no mesmo propósito.

    1. Ofereça o produto certo

Para a degustação em supermercado, o ideal é que sejam escolhidos os produtos que ofereçam uma boa margem de lucro. Dentre os principais produtos, podemos citar as bebidas alcoólicas, cafés, sucos, produtos de fabricação própria da padaria do supermercado e produtos da marca própria. Se a degustação for oferecida com uma certa frequência no supermercado, é importante haver uma rotatividade de itens oferecidos. Assim, aquele cliente fidelizado, que vai sempre à sua loja, terá a oportunidade de provar diferentes produtos.

    1. Tenha uma boa variedade de produtos

Agora que você já sabe quais produtos serão oferecidos na degustação no supermercado, é preciso ficar atento à variedade desses itens. O ideal é que você ofereça um produto e em um ou dois sabores, no máximo. Assim, as chances do cliente provar os dois aumenta e o cliente não fica confuso na hora de escolher se vai comprar aquele produto ou não. Por exemplo, se você for fazer uma degustação com uma determinada marca de suco, então você pode escolher sabores diferentes.

    1. Defina o local onde a degustação ocorrerá

O próximo passo é definir qual será a localização da degustação dentro do supermercado. É fundamental escolher um local em que haja uma boa circulação de clientes ao mesmo tempo em que o espaço físico disponível seja suficiente para não atrapalhar o fluxo de pessoas.

Ainda, se o supermercado for grande, você poderá escolher dois pontos distintos para oferecer a degustação. Ou mesmo fazer alguma modificação no layout do supermercado para acomodar o balcão de degustação.

    1. Defina horários e datas para a degustação

A escolha dos melhores horários e dias para oferecer a degustação no supermercado também deve ser cuidadosa. Lembre-se que quanto maior o número de clientes que você conseguir oferecer a degustação, maior será o sucesso dessa ação. Para escolher os melhores dias e horários você pode fazer uma análise dos relatórios gerenciais e históricos de número de clientes.

    1. Apresente os produtos adequadamente

Toda linha de comunicação e apresentação do seu produto devem estar alinhada e focada na experiência do cliente.

Se a experiência for boa, o cliente não apenas levará para casa o produto da degustação, como também será fidelizado. Para isso acontecer, é preciso alguns cuidados.

A primeira delas é a forma como o promotor se apresenta, ou seja, como aborda o público e como está vestido. A recomendação é que ele use uma roupa personalizada da marca do produto, ou mesmo com o logo do supermercado.

O próximo item diz respeito ao ponto de degustação em si, não importa se a degustação será feita em um carrinho, mesa ou o promotor irá segurar uma bandeja. Quanto mais customizado ele for, maior a sensação de profissionalismo você irá passar. Assim como no uniforme, utilize o logo do supermercado e da marca do produto oferecido.

    1. Convide o cliente para a degustação no supermercado

Não há degustação de sucesso se os clientes não souberem o que você está oferecendo. Portanto, na hora de planejar a degustação no supermercado, é fundamental definir como você irá comunicar aos clientes quais produtos estão sendo oferecidos e quando.

Anuncie na rádio interna do supermercado: Aposte em locutores e anúncios dentro da loja.

Redes sociais: Converse com a equipe de comunicação e anuncie nas redes sobre a degustação.

A degustação em supermercados pode ser uma excelente estratégia de marketing para se diferenciar da concorrência. Portanto, não hesite em colocá-la em prática.

Conte com a ABC SOLUÇÕES para te ajudar na hora de organizar a degustação do seu produto em supermercado, temos experiência e equipe qualificada para auxiliar no seu sucesso.

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Paloma Carvalho

Retadora