O pequeno varejo é fundamental para a distribuição de alimentos, bebidas e demais produtos de categorias consideradas essenciais. Apesar das grandes redes de supermercados ou lojas tradicionais de shoppings representarem uma boa parte do mercado varejista, o Brasil funciona economicamente através das micro e pequenas empresas.

Não dá para ignorar o fato que os pequenos impactam o dia a dia do brasileiro, por isso, devemos tratar o pequeno varejo com mais cuidado e de forma específica, afinal, ele funciona de forma diferente das grandes redes.

O pequeno varejo é amplo e diversificado, e ao contrário do que muitos imaginam, existem supermercados e mercearias que fazem parte deste grupo. Há também lojas especializadas que vendem somente um tipo de produto, como por exemplo uma loja que vende apenas doces artesanais.

Assim como acontece em outros setores, o pequeno varejo tem problemas específicos, portanto, o pequeno empreendedor precisa ter consciência dessas dificuldades para manter o negócio sustentável. É necessário buscar conhecimentos de trade marketing para conquistar melhores resultados, pois assim será mais fácil ganhar a confiança dos consumidores.

Diferenciais no pequeno varejo

O pequeno varejo possui alguns diferenciais que podem agradar muito mais consumidores. Entre eles, podemos destacar: atendimento, local e atuação em rede.

Diferentemente do grande varejo que atende grupos de massa, e, portanto, apresenta dificuldades em oferecer um atendimento personalizado e fidelizar o consumidor, o pequeno varejo acaba levando a melhor nesse quesito, já que pode conhecer melhor seus clientes e atender pessoalmente, caso necessário.

Considerando que muitos shoppers decidem a compra no ponto de venda, podemos deduzir que o pequeno varejo pode aproveitar essa oportunidade para agradar o consumidor de forma que o grande varejo não alcança.

Outro ponto importante é que os grandes varejistas têm que lidar com a alta rotatividade de profissionais. As equipes de promotores, atendentes e vendedores são trocadas a cada três meses, o que dificulta a criação de vínculo a partir disso.

Em termos de localização, o pequeno varejo pode atender melhor a região do que as grandes franquias localizadas apenas no centro comercial da cidade. Embora essa situação esteja mudando, à medida que grandes franquias criam redes menores e de bairro, os preços de varejo dos pequenos podem ser mais atraentes

O Trade Marketing para o pequeno varejo

As agências de trade marketing e os pequenos varejistas devem organizar e controlar os produtos de forma a planejar as vendas com base nos conhecimento do trade. É importante lembrar que existe concorrência em quase todos os setores. Não é porque os pequenos varejistas têm mais acesso aos consumidores que eles devem deixar suas estratégias de lado.

O pequeno varejo precisa compreender a relação entre a indústria (fabricante) e sua loja, bem como a relação entre a loja e os consumidores. Os pequenos varejistas também podem trabalhar com suas próprias marcas, logo, as estratégias precisam ser ainda mais certeiras.

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Paloma Carvalho

Retadora