O fechamento de caixa é uma tarefa muito comum e extremamente importante dentro de um comércio. Apesar de simples, é uma atividade que demanda foco e atenção, e que pode gerar dúvidas entre os operadores e gestores financeiros. Por isso, é preciso aprender soluções que irão facilitar o fechamento de caixa e torná-lo um aliado da gestão eficiente do negócio.

Antes de explicar como fazer essa operação corretamente, vamos entender o que é exatamente essa atividade.

O fechamento de caixa é um processo administrativo que consiste em verificar todas as entradas e saídas do caixa da empresa em um determinado período. Ao fechar o caixa, é possível corrigir o saldo resultante quando necessário. É importante lembrar que essa ação deve ser realizada frequentemente, porque se não houver um controle rigoroso do dinheiro que entra e sai do caixa, a sua loja fica sujeita a um grave prejuízo financeiro, que muitas vezes você só percebe quando não há mais tempo de revertê-lo.

3 PASSOS PARA FAZER O FECHAMENTO DE CAIXA

1° Passo: Registre o saldo inicial do caixa

O fechamento de caixa começa na abertura, ou melhor, antes mesmo do expediente começar. O ponto de partida é registrando o saldo inicial do caixa. Seja acrescentando o valor da previsão de gastos para o dia, ou somente abastecendo a gaveta para o troco.

2° Passo: Registre todas as entradas e saídas

Para fazer o fechamento de caixa corretamente, é imprescindível anotar todas as movimentações de dinheiro ao longo do dia, não deixando nada de fora. E quanto
maior a riqueza de detalhes, melhor, pois ficará mais fácil chegar no valor de conferência correto.
Quando você fizer qualquer retirada de dinheiro, o ideal é anotar uma referência nas observações. O mesmo deve ser feito quando adicionar dinheiro.

3° Passo: Confira todos os valores

No final do dia, antes de fechar o caixa, confira se as despesas e as receitas registradas estão de acordo com os valores da gaveta. Para resultados ainda mais precisos, os operadores de caixa podem fazer essa conferência a cada troca de turno. Assim, é possível detectar mais rapidamente possíveis erros, como um troco errado, por exemplo.
É legal guardar os comprovantes das transações feitas em cartão de crédito ou débito.

4° Passo: Conclua o fechamento de caixa

Agora sim, se você executou corretamente as etapas anteriores, esta é sem sombra de dúvidas a menos complicada. Basta somar tudo que você conferiu até aqui ao saldo inicial informado na abertura.
Muito simples, não é mesmo? Ainda assim é bom lembrar que o operador de caixa deve estar sempre atento a todas as transações, e ser capaz de fazer o fechamento com atenção total, para que não haja nenhum erro.

Se você é dono de um negócio, lembre-se que apesar do fechamento de caixa ser uma tarefa simples, ela deve ser executada com conhecimento. Portanto, sempre que possível, ofereça treinamento para os seus funcionários.