A guide shop é uma maneira simples, mas muito eficaz de trazer lojas virtuais para o mundo físico. Permitindo uma experiência sensorial com produtos de ecommerces, esse modelo de loja promete inúmeros benefícios. Para o consumidor, é possível visualizar e experimentar o produto, ou seja, ter toda a experiência que já temos com as lojas físicas, mas contando com a praticidade de receber o produto em casa.

Algumas empresas que apostam nas guide shops já oferecem soluções como totens de vendas online, realidade aumentada, luvas táteis e clubes de teste para produtos.

Você deve estar se perguntando “por que a proximidade importa?”. O empresário do setor varejista sabe que o PDV influencia diretamente na decisão de compra, por isso é tão importante o atendimento personalizado que os pontos de experiência oferecem. O contrário também ocorre: pesquisar o produto com antecedência aumenta a probabilidade de compra na loja. Segundo estudo da Deloitte dos Estados Unidos, o cliente que busca informações antes de entrar na loja tem 86% de chance de comprar o produto.

VANTAGENS DA GUIDE SHOP PARA O SEU NEGÓCIO

Ao inaugurar uma guide shop, você terá inúmeras vantagens. Confira cada uma delas a seguir.

      • Implementação do omnichannel na sua empresa;
      • Investimento em uma loja física econômica, uma vez que uma guide shop não possui estoque;
      • Fortalecimento do branding da sua marca, já que ao passar do online para o físico, ela automaticamente torna-se mais palpável na mente dos consumidores;
      • Aumento da credibilidade da marca, pois as guide shops normalmente são inseridas no interior de shoppings que possuem alta credibilidade perante o público;
      • Aumento das “compras de entrada”, ou seja, das primeiras compras, já que com um espaço físico os consumidores que ainda têm medo de fazer compras online acabam tendo coragem de efetuar a compra;
      • Redução da desistência, já que a guide shop possibilita experimentar os produtos previamente;
      • Redução de trocas e devoluções, considerando que quando os produtos são provados fisicamente, as trocas e devoluções diminuem drasticamente;
      • Redução do abandono de carrinho, pois as guide shops contam com um vendedor ou especialista que presta uma assistência pessoal presencial, logo, o consumidor sempre terá suas dúvidas sanadas.

MARCAS QUE CONTAM COM GUIDE SHOPS NO BRASIL

De uns tempos pra cá temos acompanhado a abertura de várias guide shops em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As principais empresas que já utilizam esse modelo de loja são a MadeiraMadeira, C&A (com a marca Mindset), Amaro, Oppa e Basico.

E aí, você já visitou uma guide shop? O que achou da experiência? Conta pra gente nos comentários!

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Paloma Carvalho

Retadora