Você certamente já foi abordado por uma pessoa dentro do supermercado para te apresentar algum produto, não é mesmo? Essas pessoas são os promotores de venda, responsáveis por organizar e apresentar as marcas aos clientes de um empreendimento. Mas sua função vai muito além, como ser representante de uma empresa e responsável por promovê-la no ponto de venda.

Engana-se quem pensa que para desenvolver essa função não precisa de preparo. Além de simpatia e conhecimento, o promotor de venda precisa ter características fundamentais para se destacar na profissão.

Conheça com mais detalhes sobre a rotina de um promotor de vendas.

Planejamento: Conhecimento técnico e planejamento de quais os melhores lugares para expor os produtos além de entender a demanda, conhecer a marca e os benefícios.

Um bom promotor é aquele que busca constantemente aprendizado para se destacar no PDV.

Reposição / organização: A vida anda corrida, diante disso, o promotor é o facilitador para deixar os produtos com mais visibilidade, repondo e organizando para quando você chegar encontrar o que precisa sem burocracia.

Degustação: Sabe quando você está passando no supermercado e sente aquele cheiro de café novinho, quando caminha mais um pouco avista uma moça simpática te oferecendo para degustar um cafezinho? Então, essa é uma estratégia de marketing que visa a experiência de compra do cliente e é muito assertiva. Além de sentir o cheiro, e degustar o sabor, você ainda tem um promotor para te explicar todos os detalhes daquele produto fazendo com o que o cliente tenha vontade de levar para a casa.

Vendas: Como bom profissional, um promotor de vendas deve prestar suporte e auxilio aos vendedores das lojas. Deixando os vendedores munidos de informações, novidades e estratégias ligadas ao produto. Assim estará contribuindo para que eles tenham informação suficiente para convencer o consumidor a levar seu produto.

Agora que você já conhece a importância desse profissional para o sucesso do seu PDV é preciso ficar atento a alguns detalhes para que o promotor de vendas tenha sua produtividade aumentada. Conheça mais em nosso artigo especial sobre o assunto.

Na hora de promover seus produtos é extremamente importante contar com uma equipe engajada, simpática e preparada para promover sua marca.

Por trás de toda boa estratégia de trade marketing, existe sempre um excelente promotor de vendas. O trade marketing é essencial para melhorar a marca, conquistar o mercado e, claro, aumentar as vendas.

 

Entendemos que a correria do dia a dia é difícil treinar e selecionar pessoas para cumprir essa missão. Diante disso, a ABC te oferece as melhores soluções, temos um time de profissionais qualificados para dar visibilidade ao seu negócio. Fale com um de nossos consultores e saiba como podemos destacar seu produto no PDV.

Picture of Paloma Carvalho

Paloma Carvalho

Retadora