Elaborar um roteiro de visitas para os promotores de vendas é essencial para que sua equipe visite todos os clientes e não se esqueça de nada. Sendo uma espécie de guia para o promotor, o roteiro de visitas deve considerar a ordem de visitas, horários e o contato que sua equipe deve procurar na loja.

Com essa ação, ficará muito mais fácil para os promotores saberem onde, quando e como agir para realizar a visita de forma mais ágil e eficiente, otimizando tempo e recursos.

Neste artigo, daremos dicas para supervisores e coordenadores tirarem essa missão de letra. Confira!

1. Faça um roteiro eficiente

É importante criar roteiros compactos, que incluam uma região por vez e de preferência que os deslocamentos sejam próximos um do outro. Um promotor não deve ficar à mercê dos trânsitos da cidade, embora saibamos que este tipo de contratempo pode acontecer. Dessa forma, a eficiência dará resultados na diminuição de custos com combustíveis e aumento de lucros.

2. Considere o último PDV no roteiro

A maioria das empresas utiliza diferentes estratégias para planejar o atendimento no PDV. No entanto, uma simples mudança pode melhorar muito a eficiência do trabalho dos promotores: deixe o último ponto de vendas da rota o mais perto possível de sua casa. Os colaboradores devem estar perto de sua residência quando voltam do trabalho.

O promotor precisa gastar o mínimo de tempo possível nos deslocamentos, e este é um dos principais motivos pelos quais as empresas de todos os tipos implementam sistemas, conforme abordaremos no próximo tópico.

3. Invista em software de trade marketing

A gestão de promotores, assim como os outros processos de negócios, também carece do uso da tecnologia. Uma boa dica é adotar uma solução de trade marketing.

Com esse sistema, dá para padronizar as atividades, verificar a produtividade de cada membro da equipe, e também tornar o trabalho do profissional mais inteligente. Com a solução em mãos, os promotores podem coletar informações sobre vendas diárias, estoques disponíveis na loja, promoções do concorrente, etc. Tudo isso irá melhorar o controle e orientar para uma melhor tomada de decisão.

4. Capacite o promotor

Um promotor de vendas deve ser bem treinado para fazer o seu trabalho. Portanto, é importante não deixar de investir em treinamentos da sua equipe. Muito além do treinamento sobre produtos e serviços da empresa, deve-se capacitar os profissionais com foco em vendas e atendimento ao consumidor.

Com o olhar estratégico de uma empresa, os promotores podem ter uma percepção mais apurada para perceber oportunidades e vender ainda mais produtos. Da mesma maneira, eles podem adquirir um forte senso crítico para apontar problemas operacionais e até propor possíveis soluções.

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Paloma Carvalho

Retadora