Uma das coisas mais importantes na gestão de uma empresa é o controle de estoque. Além de ser um fator determinante para a lucratividade e rentabilidade do negócio, ter um estoque controlado é fundamental para que uma empresa não perca dinheiro e para que sua mão de obra atenda toda a demanda.
A ruptura de estoque acontece quando seu cliente procura por um produto em sua loja, mas ele não está disponível para a venda. Ou seja, é aquela situação em que você vai até o pdv para comprar algo específico e não encontra o produto nas prateleiras. Muito chato, não acha?
Para se ter uma ideia do tamanho do prejuízo que a ruptura de estoque representa para a sua loja, dê uma olhada nesses números retirados do relatório “Retail Out-of-Stocks: A Worldwide Examination of Extent, Causes and Consumer Responses”, financiado pela Procter & Gamble:
- 9% dos clientes deixam de comprar quando não encontram o produto que querem no PDV.
- 15% transferem a compra para um outro momento.
- 19% encontram um substituto da mesma marca.
- 26% vão atrás de um substituto na concorrência.
- 31% compram o item em outra loja.
A seguir, saiba mais sobre a ruptura de estoque, suas principais causas e aprenda como evitá-la no seu negócio.
CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS DA RUPTURA DE ESTOQUE
Problema recorrente do varejo alimentar, a ruptura de estoque pode ocorrer por uma série de fatores. Confira a lista abaixo:
- Ausência de planejamento organizacional;
- Estoque desorganizado;
- Ausência de dados para validar as compras e o impacto das promoções no estoque dos produtos;
- Compras realizadas apenas no fim do mês;
- Falta de equipe para organização e reposição de produtos nas gôndolas, especialmente para produtos de alto giro;
- Atrasos na realização do pedido ou na entrega de determinado produto;
- Ausência de sistema de gestão e controle de estoque integrados.
Agora que você entende o que é a ruptura de estoque e suas principais causas, saiba como evitar que essa situação aconteça.
3 DICAS PARA EVITAR A RUPTURA DE ESTOQUE NO SEU PDV
1. Compre de forma inteligente
É de suma importância realizar as compras de forma inteligente, baseado em dados obtidos por meio da gestão de estoque. Assim, é possível entender qual é o melhor momento para fazer o pedido e também quando diminuir ou aumentar as quantidades solicitadas ao fornecedor.
Além de aumentar a rentabilidade de seu negócio e evitar desperdícios, isso também permitirá uma gestão de estoque melhor e mais eficiente, evitando situações em que podem ocorrer rupturas.
2. Use sistemas digitais para controlar o estoque
Como já falamos neste artigo, um dos principais motivos para a ruptura de estoque é a ausência de um controle de forma planejada e eficiente. Por isso, é interessante buscar por sistemas que permitam controlar e gerenciar o estoque por meio digital. Assim, é possível obter relatórios e dados para compreensão das demandas de compra e estoque.
3. Aposte em tecnologias de gestão e planejamento de estoque
Integrar as tecnologias de gestão de estoque e de planejamento permite prever aumentos de demanda de produtos específicos ou mesmo uma movimentação maior em datas específicas, como por exemplo, o Dia das Mães ou o Natal. Além disso, é possível também identificar o aumento do giro de determinado produto ou estabelecer parâmetros para que seja realizada a reposição de forma mais eficiente, a fim de evitar a ruptura.
Gostou do conteúdo? Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário abaixo.