Uns dos maiores causadores de prejuízo financeiro no PDV, é sem sombra de dúvidas os produtos vencidos nas prateleiras e gôndolas. É inevitável: uma hora ou outra, todo produto perecível irá vencer.

Apesar de parecer óbvio, muitas empresas acabam deixando de lado a necessidade que existe em controlar o estoque e criar estratégias eficazes para diminuir custos e impedir o retorno e o descarte de mercadorias.

Produto vencido na prateleira, como já vimos em outro artigo aqui do blog, gera ruptura. Caso não seja retirado da gôndola antes do vencimento, a marca cairá no conceito do shopper, pois ele provavelmente irá pensar: “essa marca vende produtos vencidos”.

Para driblar essa situação, vamos dar algumas dicas para que aprenda a controlar o prazo de validade e minimizar as perdas de produtos.

COMO FUNCIONA A DATA DE VALIDADE?

O prazo de vencimento de produtos perecíveis é calculado por meio de testes em laboratórios. As análises têm por objetivo estabelecer até quando o item estará seguro para o consumo, além de ser feita a conferência de sabor e textura para garantir a qualidade das mercadorias.

Esses testes são feitos de maneira minuciosa, sempre com uma margem de segurança nos resultados, para assim evitar riscos para os consumidores e também para os fabricantes e comerciantes. Só assim é possível garantir que se armazenados corretamente, os produtos chegarão em perfeitas condições para os consumidores até a data de validade indicada na mercadoria.

De acordo com a Lei Nº 8.137/90, vender mercadorias com a validade expirada é crime, logo, quando não conseguem esgotar o estoque antes do vencimento, os comerciantes ficam no prejuízo.  Portanto, é importante saber como evitar o problema. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a nunca mais jogar produtos no lixo por conta disso.

SOLUÇÕES QUE PODEM AJUDAR

Uma forma que pode ajudar a diminuir a quantidade de produtos com validades próximas ao vencimento nas prateleiras é posicionando nas gôndolas as mercadorias por data de validade. Por praticidade, o consumidor tende a pegar os itens que ficam posicionados mais à frente. Logo, disponha os produtos em uma ordem crescente de acordo com o vencimento. Quanto mais próximo da validade, mais à frente eles devem ficar.

Uma estratégia muito usada para liquidar produtos próximos do vencimento é realizando promoções. Mas é preciso ter cautela, afinal, de nada adiantará vender tudo bem mais barato e depois acabar no vermelho caso as vendas não cubram nem o preço de custo das mercadorias.

Avalie também se os preços estão realmente atrativos, já que os produtos tendem a perder valor quando estão próximos da data de validade. Lembre-se que o consumidor precisa de um incentivo maior do que uma promoção regular.

É extremamente importante manter um controle rígido dos produtos que estão próximos do vencimento. Para isso, é preciso trabalhar a gestão do estoque da sua loja, uma atividade que necessita de manutenção constante.

Na hora de armazenar as mercadorias no estoque, o vencimento não só pode como DEVE ser controlado por meio de planilhas, ou até mesmo etiquetas coloridas. É uma informação indispensável que deve constar na ficha de cada produto, para que assim o gestor decida qual será o posicionamento nas gôndolas e o que vai ser exposto.

Gostou das dicas? Tem alguma situação para compartilhar conosco sobre esse assunto? Deixe seus comentários.