Montar um ponto de venda não é tarefa simples, já que é preciso considerar todos os fatores envolvidos no processo. Com o crescimento dos e-commerces então, as lojas físicas se viram obrigadas a se reinventar para garantir um saldo positivo no final do mês.
A mudança de comportamento do consumidor atual fez com que o nível de exigência de qualidade aumentasse muito. A demanda por um atendimento ainda mais personalizado é uma realidade, e qualquer diferença em relação à expectativa do cliente, já é um motivo para deixar de efetuar a compra na sua loja e buscar a concorrência.
Tendo em vista que para aumentar as vendas no seu PDV é de suma importância atender às demandas e desejos do consumidor, listamos 5 dicas de merchandising que podem te ajudar. Confira!
- Mantenha a loja bem apresentável
Não adianta, quando falamos em comércio é preciso ter ciência que o consumidor tende a julgar seu ponto de venda sem mesmo conhecer. Por isso, é importante cuidar da fachada do seu estabelecimento, bem como a iluminação do local e a disposição dos produtos. Sempre considere o perfil do seu cliente, pois dessa forma será mais fácil atraí-lo para sua loja.
- Invista no treinamento de funcionários
A qualidade dos funcionários do seu pdv é crucial no momento de decisão de compra do consumidor. Um atendimento ruim pode fazer com que suas vendas despenquem, e, pior: pode levar seu negócio à falência!
Por isso, não deixe de investir no treinamento dos profissionais. Destine pelo menos uma hora do mês para reunir com seus empregados a fim de manter a motivação da equipe para exercerem suas funções com mais dedicação e produtividade.
- Atenção ao estado de conservação do produto
Jamais exponha produtos com data de validade vencida, riscados, quebrados, ou danos de qualquer tipo. Neste caso, uma tática que ajuda muito é se colocar no lugar do cliente. Você pagaria por um produto com algum problema ou avaria? Muito provável que não, não é mesmo? Logo, para aumentar suas chances de venda, ofereça para o seu consumidor uma experiência satisfatória com a sua marca.
- Valorize os hot points
Mais conhecidos como “hot points”, os locais de mais destaque da sua loja devem ser pensados com sabedoria. O ideal é colocar perto da porta de entrada os produtos de consumo massivo. Já os que não saem tanto, podem ser colocados em prateleiras na altura dos olhos ou próximos aos que saem com mais frequência. Essa simples atitude vai cooperar com o aumento de vendas de um produto que não tem bom desempenho em seu PDV.
- Se há promoção, comunique
Sabemos que existem inúmeras técnicas de promoção que podem ajudar nas vendas um produto. Acontece que se a promoção não for bem divulgada através de folhetos e placas na loja, de nada vai adiantar. Ao tomar a decisão de criar uma promoção no seu ponto de venda, pense em quais as técnicas ideais para promover suas mercadorias.
Ficou claro, portanto, para montar seu PDV é necessário investir em técnicas certeiras que irão chamar a atenção de todos que passarem em frente ao seu estabelecimento. Só assim o consumidor se sentirá atraído a entrar na loja, e, consequentemente, a fazer uma compra.