Se você é um empreendedor do ramo varejista, provavelmente está sempre visando o aumento das vendas e a superação de metas, não é mesmo? Sendo assim, você sabe que uma loja organizada e limpa, com bons produtos e serviços de qualidade e bons vendedores é o básico. Para se comunicar de forma eficaz com o seu público, é preciso ir mais longe. Uma das táticas que os varejistas não só podem como devem usar para se destacar e construir conexões aos olhos dos consumidores é o visual merchandising.

O visual merchandising é uma forma de impulsionar as vendas nas lojas de varejo. Você sabia que o visual merchandising envolve qualquer área de negócios? É isso mesmo! 

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este tópico e te mostrar quais são os principais termos do merchandising usados em lojas varejistas.

A importância da gestão de PDV

Toda exposição planejada de um produto, é considerada visual merchandising, ou seja, tudo que o consumidor vê e toca pode ser estimulado por ações estratégicas. O visual merchandising tem por objetivo aumentar o volume de vendas por meio de ações que estimulem o consumo.

Para que seus clientes se interessem pelos produtos da sua loja, você pode usar várias técnicas que vão desde a disposição dos itens na vitrine até a iluminação.

No PDV, as soluções usadas pelo visual merchandising seguem seu próprio
vocabulário. Confira a seguir.

Principais termos do visual merchandising utilizados em lojas de varejo

    • Corner: espaço em uma loja que é utilizado para apresentar uma marca ou linha de produtos, formando assim uma miniloja;
    • Cross-merchandising: exposição de produtos relacionados entre si, para promover a venda de materiais similares (pilhas e lanterna, refrigerantes e pizzas, etc); 
    • Display: qualquer elemento que promova um produto ou serviço. Pode ser colocado diretamente no chão, na vitrine, no balcão ou gôndola;
    • Faixa de gôndola: faixa para ser colocada na frente das prateleiras das gôndolas, servindo como um divisor de espaço para os produtos;
    • Flyer: folheto com uma folha só, com uma ou mais dobras;
    • Giro: termo usado para medir o tempo de entrada e saída de um produto do estoque ou da gôndola;
    • Gôndola: estante de supermercado ou loja com prateleiras utilizadas para exposição de produtos;
    • Ilha: exposição em forma de pilha de produtos que permite a visibilidade em 360°. Muito comum em supermercados;
    • Móbile: peça normalmente promocional colocada no teto da loja e sustentada
      por fios;
    • Ponta de gôndola: espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas;
    • Stopper: peça publicitária que se sobressai da prateleira ou gôndola;
    • Take one: expositor de mesa, balcão ou prateleira para colocar folhetos, permitindo que o próprio consumidor pegue o material.
Picture of Gabriela Resende

Gabriela Resende

Redatora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp