Você já ouviu falar sobre “varejo omnichannel”? Trata-se de uma estratégia focada em oferecer aos consumidores uma mesma experiência de compra, seja ela feita de forma online ou offline. Para que isso aconteça, lojas físicas, e-commerces e consumidores são integradas por meio de vários canais de comunicação

Para as empresas, isso significa que deve haver uma integração entre online e offline, não havendo mais distinção entre estes dois canais. E aí, será que essa já é uma realidade que veio pra ficar ou ainda há desafios para o varejo omnichannel? Confira abaixo!

Por que apostar no omnichannel?

Um estudo realizado pela Deloitte mostra que 56% de todas as vendas do varejo tiveram algum tipo de influência digital. Outra  pesquisa da empresa de software de feedback Review Trackers revelou que quase 64% dos consumidores consultam as análises online dos serviços no Google antes de fazer uma compra. 

Sabe o que isso nos diz? Que a internet é um fator determinante no processo de compra e na decisão final de um consumidor.

Antigamente, as pessoas usavam a internet para comparar preços. Depois, (principalmente na pandemia) começaram a adquirir produtos via lojas online. Hoje em dia, o público deseja uma experiência completa, cada vez mais prática. É por isso que o omnichannel se transformou numa tendência tão forte.

Estar presente em vários canais, oferecendo uma experiência de compra consoante em cada um deles não é só um aspecto estratégico. É um passo crucial para estar mais alinhado com as expectativas do mercado e dos consumidores.

Como implementar uma estratégia de varejo omnichannel em minha empresa?

 Agora que você já conhece os benefícios de uma estratégia de varejo omnichannel, é importante entender como implementá-la de maneira eficaz e sem ruídos entre os canais.

Integre os setores da sua empresa

É crucial que informações e processos estejam alinhados. Por isso, comece integrando os setores da sua empresa, seguido pelos canais de atendimento, venda e divulgação.

Lembre-se que o seu time deve estar afiado quanto às etapas do fluxo de trabalho, no uso da ferramenta de omnichannel e na forma de tratamento aos clientes.

Invista em tecnologia

Conte com sistemas e plataformas para alinhar o meio online e offline. Sem investimento nesse sentido, vai ser impossível estabelecer a integração ideal.

Uma boa plataforma omnichannel deve permitir o acesso ao histórico detalhado dos clientes, permitir que eles interajam com a marca por meio de seus canais preferidos, além de possibilitar a integração com outras ferramentas.

Esteja atento ao feedback de seus clientes

O feedback de seus clientes é essencial para entender os pontos de melhoria durante esse processo. Dessa maneira, é possível otimizar processos e ter uma ação rápida sob os pontos de dores dos consumidores.

Apesar dos desafios, vale a pena apostar numa estratégia omnichannel?

Vale sim! O omnichannel é o caminho para impulsionar os resultados do seu negócio e engajar o seu público. No entanto, vale entender que essa estratégia não é um caminho fácil, porém necessário.

Uma empresa que adota a estratégia omnichannel só tem a ganhar! Isso porque, ao estar presente em diversos canais, ela ganha mais visibilidade e reconhecimento.

 

Existem desafios a serem superados para que uma empresa consiga estabelecer esse fluxo integrado, e só a partir disso é possível começar a colher os seus benefícios. 

 

E por aí, a sua empresa está preparada para essa nova jornada?

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Paloma Carvalho

Retadora