Estratégia minuciosamente pensada para não sair da sua cabeça, você com certeza já foi impactado pelo buzz marketing. Usando gatilhos mentais e emocionais, as marcas criam campanhas que ficam na boca do povo, e assim obtém resultados em curto, médio e longo prazo.

Ainda que possa parecer que estamos falando de marketing viral, é importante esclarecer que apesar das semelhanças há diferenças estratégicas entre as duas ideias. Enquanto o viral não é algo elaborado e nem há estratégia por trás, o buzz é um trabalho muito bem planejado e pensado para um público específico.

Além de ser uma ferramenta de alcance, o buzz marketing tem como objetivo fazer com que as pessoas comentem sobre a campanha veiculada. É isso que garantirá que o assunto seja pauta por mais tempo e resulte em conversões.

Com a internet e a popularização das redes sociais, é ainda mais fácil montar estratégias de Buzz Marketing. Isso se deve ao fato das redes sociais serem canais de comunicação para que os usuários comentem temas da atualidade, troquem experiências, e, sendo assim, são mais facilmente atingidos com um custo menor.

É importante ressaltar que mesmo com o rápido alcance e engajamento, se você realmente deseja causar um impacto, deve elaborar um plano de ação eficaz. Por isso, tenha em mente que o Buzz Marketing não visa atingir o maior número de pessoas possível, mas sim um público específico que está de acordo com a identidade da marca.

GATILHOS DO BUZZ MARKETING

Agora que explicamos o que é o buzz marketing, vamos mostrar como aplicar essa tática em seu negócio.

Especialista nessa estratégia, o publicitário Mark Hughes identificou os gatilhos do buzz que podem ser utilizados para atingir o objetivo determinado pela marca. A partir disso, ele criou o conceito de que existem seis gatilhos na estratégia, ou como ele chama “botões” básicos. São eles: o tabu, o incomum, o extraordinário, o chocante, o hilário e o segredo.

Para que uma campanha gere burburinho, é fundamental que um desses botões seja abordado na sua campanha.

A seguir, saiba mais sobre esses gatilhos e o que cada um deles significa.

TABU

Diferentemente de polêmica, esse gatilho é ativado quando o intuito da campanha é falar sobre um assunto que gere debate e dê ao público a opção de escolher lados. Quebrar tabus é sempre bom, mas tenha cuidado ao usar esse botão, afinal, sem uma estratégia sólida, o tiro pode sair pela culatra.

INCOMUM

O gatilho do incomum é ativado quando vemos algo diferente do que já conhecemos. Esse botão apresenta um produto inovador ou que se separa do resto da categoria ou indústria por ser considerado revolucionário.

É importante que além do caráter revolucionário, haja também qualidade e cumprimento da proposta. Dessa forma, o buzz irá se sustentar e será transformado em conversão.

EXTRAORDINÁRIO

Quando vemos algo incrível e a satisfação do cliente é óbvia, o botão extraordinário é ativado em conjunto com o resultado positivo da estratégia – seja ela voltada para a própria campanha ou o produto em si.

CHOCANTE

Gatilho mais comum e usado por marcas, o chocante é tudo aquilo que nos choca e gera comentários. Quanta mais chocante, maior o buzz. Mas atenção! Aqui é preciso ter muito cuidado para evitar que o choque seja negativo.

HILÁRIO

O botão do hilário nos alegra e traz bons sentimentos. É exatamente por isso que campanhas engraçadas sempre caem no gosto popular e consequentemente são sempre comentadas.

SEGREDO

Por fim, o gatilho do segredo chama a atenção do público, explora a questão da necessidade de participação e gera engajamento até o último instante.

 

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Paloma Carvalho

Retadora