A inteligência artificial vem ganhando espaço em diversos setores, sendo um deles o trade marketing. Dentro deste contexto, a IA acaba destacando a imagem da empresa na concorrência e trazendo retornos muito positivos, além de fornecer respostas com altíssima assertividade de forma instantânea.
Quer saber mais sobre como essa ferramenta pode auxiliar o seu time de vendas e trade? Continue o texto a seguir.
Inteligência Artificial: uma breve contextualização
Até poucos anos atrás, a inteligência artificial não era falada com tanta frequência. Mas, com o constante crescimento do mercado e sua expansão, a IA vem construindo seu espaço e mostrando que pode agregar imensamente no trade marketing.
Só para se ter uma ideia de sua aplicabilidade no trade, a partir de uma simples foto, a inteligência artificial pode fazer o reconhecimento de produtos, itens de acordo com a categoria, além de quantificar mercadorias, dimensionar velocidade de reposição, dentre outras informações necessárias para o servidor.
Como a inteligência artificial pode atuar no trade marketing?
Dentro do trade marketing, a inteligência artificial pode ser utilizada para reter custos, otimizar processos repetitivos, desenvolver novas soluções e qualificar funções.
Além da capacitação dos times, a IA também é uma ferramenta essencial para quem deseja ganhar na produtividade e redução dos custos. Isso porque, com uma maior assertividade de atendimento, a IA permite uma experiência muito mais inovadora e encantadora para o cliente.
Veja mais: Como melhorar o seu PDV através do merchandising?
Auxílio importante para o time de vendas
A inteligência artificial pode auxiliar o time de vendas com dados e histórico de compra dos seus clientes, tornando o atendimento muito mais eficiente. Dessa maneira, a IA permite às empresas entender melhor as necessidades e desejos dos clientes.
Além disso, a IA ajuda no gerenciamento de estoque, melhorando os processos de reposição e fazendo com que a estimativa de produtos parados nas prateleiras seja bem menor.
IA: um importante aliado para as empresas que desejam crescer com tecnologia
A inteligência artificial é uma ferramenta capaz de auxiliar as empresas a compreenderem melhor os comportamentos dos consumidores, identificando boas oportunidades de se destacar e crescer com a ajuda da tecnologia.
Não temos dúvida que essa ferramenta, quando bem utilizada, tem um papel cada vez mais importante no trade marketing, oferecendo benefícios significativos, melhorando a eficiência das equipes e permitindo-lhes se concentrar em tarefas mais estratégicas e criativas. Bora apostar nessa tendência?
Paloma Carvalho
Retadora