1. Você sabe a diferença de Consumidor e Shopper? Muitas pessoas acreditam ser a mesma coisa, porém, entender as diferenças faz todo sentido para o sucesso das estratégias de trade marketing.

    Hoje, a ABC Soluções trouxe esse artigo especial para te explicar as diferenças. Acompanhe!

    Saiba as diferenças entre shopper e consumidor

    A principal diferença é que o shopper é quem escolhe qual estabelecimento comprar, como pagar e na maioria das vezes é influenciado pelo PDV ou ponto de venda. Diante disso, é um cliente que preza pelo conforto, ambiente, preço, experiência de compra e variedades do produto.

    Já o consumidor, não necessariamente é o responsável pela compra, por tanto, acaba valorizando outros aspectos como sabor, textura, cor, qualidade, influência da mídia, etc.

    Shopper

    • Realiza a compra, fecha o negócio;
    • Não necessariamente consome o produto;
    • Passa pela experiência de compra;
    • decide sobre marca, preço e local de compra;
    • É influenciado pelo ponto de venda;
    • Avalia custo/benefício.

    Consumidor

    • Não necessariamente realiza a compra;
    • É quem utiliza o produto;
    • Avalia a qualidade do produto;
    • É influenciado por propagandas;
    • Desenvolve relação com a marca.

    Acompanhe um exemplo prático

    Um pai vai no mercado com a filha e a filha quer um chocolate. Nesse caso, o pai é o shopper, porque ele está diretamente em contato no PDV, sabe o preço e realiza a compra. Já a filha é a consumidora final, que foi influenciada por alguma propaganda nas redes sociais que despertou aquele interesse.

    Entender essa diferença faz total diferença no momento de realizar o planejamento das estratégias.

    Embora pode acontecer da mesma pessoa exercer o papel de shopper e consumidor, é necessário entender o que influencia as decisões de compras e a fidelização.

    Agora que você já compreende a diferença entre os dois, saiba como colocar em prática na hora do planejamento.

    Estratégias voltadas para o shopper:

    Pense na jornada de compra, foque em ações que conquiste o shopper. Nesta fase, pense em valores e como ele pode se sentir mais à vontade durante a realização das compras.

    Invista em promotores de venda qualificados para apresentar o seu produto da melhor maneira possível. Assim, o shopper terá mais credibilidade para realizar a compra.

    Estratégias voltadas para o consumidor:

    Estar atendo às demandas do setor e conhecer bem o seu público faz toda diferença na organização. A publicidade deve está onde a sua persona se encontra. Lembra do exemplo que damos sobre a criança que vai ao mercado com pai? Muita das vezes, o desejo daquele produto já veio de uma propaganda em uma rede social que a criança está inserida. Facilitando muito o fechamento da venda.

    Diante disso, saber como organizar as gôndolas faz toda a diferença, já que é preciso inserir o seu produto no alcance dos olhos de quem deseja atingir.

    Em resumo, o perfil do consumidor pode atrair determinados clientes e ajudar no desenvolvimento de um relacionamento e de campanhas de fidelização. Ao mesmo tempo, o perfil do shopper tem especial relevância ao pensar em questões mais ligadas ao estabelecimento, como organização, experiência, atendimento, entre outros.

    Pronto! Agora que você já conhece todas as diferenças entre shopper e consumidor, ficará mais fácil identificar como isso afeta as estratégias de marketing e vendas. Dessa maneira, é possível fazer um planejamento mais eficiente para buscar melhorias nos resultados do negócio.

    Deixe essa parte burocrática com quem entende do assunto. Aqui na ABC Soluções temos um time de especialistas prontos para realizar as melhores estratégias e ações para a sua empresa. Entre em contato com a gente, conheça o nosso trabalho e veja como podemos te ajudar!

Picture of Paloma Carvalho

Paloma Carvalho

Retadora