O geomarketing é uma ferramenta que se baseia na localização do usuário para definir estratégias comerciais. Por meio dela, é possível conhecer o público e obter informações privilegiadas, como por exemplo, escolher o melhor ponto de venda.

O objetivo é criar um contato com o público, trazendo notoriedade à loja, ajudando novos empreendedores a identificar a melhor região para seu negócio.

Se você deseja saber mais sobre como essa ferramenta pode ser útil na escolha do seu PDV, continue a leitura a seguir.

Como o geomarketing funciona?

O principal objetivo do geomarketing é analisar o mercado e comportamento característicos de uma região específica. Dessa forma, por meio dos resultados colhidos nessa região, é  possível identificar se o público está apto a se relacionar com a sua proposta de negócio.

Resumidamente, é uma maneira do empreendedor dimensionar se vale a pena investir numa determinada região, além de direcionar o negócio para oferecer as soluções mais pertinentes àquele determinado público.

O geomarketing também pode oferecer produtos às pessoas que estão nas proximidades de um estabelecimento, usando uma ferramenta que solicita a localização do usuário. Algo parecido com os aplicativos de delivery, por exemplo.

Saiba mais: 5 estratégias de sucesso no PDV

Como essa ferramenta pode te ajudar a escolher o melhor PDV?

O geomarketing é uma excelente ferramenta para te ajudar a escolher um bom PDV, pois ele pode fornecer informações estratégicas sobre o perfil do público de uma determinada região.

Por exemplo, os tipos de estabelecimentos que aquele público frequenta, quais serviços estão disponíveis naquela região, mapear os concorrentes e identificar parcerias em potencial.

Algumas funções disponíveis no geomarketing:

  • Geotagging: ferramenta para captar a localização de usuários a partir de marcações que eles fazem nas redes sociais. Funciona de forma orgânica, gerando bom engajamento.
  • Geotargeting: ferramenta que utiliza o posicionamento geográfico para segmentar o público que vai visualizar as campanhas e anúncios.
  • Check-in: disponível nas redes sociais para que o público marque um local que visitou.
  • Geofencing: uma vez que o usuário tenha permitido o uso da localização, essa ferramenta vai enviar alertas por GPS e Bluetooth.

Estratégias certeiras= PDV de sucesso!

Com essas estratégias de geomarketing, é possível obter informações relevantes para conhecer o público de uma região. 

Dessa maneira, é possível entender se ela é adequada para o seu negócio, além de possibilitar uma melhor visão sobre quais são os melhores produtos para disponibilizar em sua loja.

Além de auxiliar na melhor escolha do PDV, isso tudo é fundamental para tomar decisões mais sólidas para as demais campanhas de marketing.

E você, já ouviu falar no uso do geomarketing? Acha que ele pode ser uma ferramenta auxiliar na escolha de seu PDV? 

Lembre-se que a ABC Soluções está aqui para te ajudar a implantar essa e outras ferramentas para fazer o seu negócio crescer. Conte conosco!

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Paloma Carvalho

Retadora