Em tempos de reestruturação política e econômica, conhecer quais as principais diretrizes que o mercado deve adotar em 2023 pode fazer a diferença entre o seu sucesso ou a mera sobrevivência!

Pensando nisso, nós elencamos 6 tendências do varejo que prometem chegar com força total neste ano. Confira e prepare-se!

1- Sustentabilidade e consumo consciente

Isso não é novidade: os hábitos de consumo mudaram, e os consumidores só vão se relacionar com marcas que tenham as mesmas preocupações e objetivos que ele. Por isso, as empresas que ainda não se adequaram à políticas sustentáveis em sua conduta já estão amargando os efeitos disso.

Se você ainda não sabe como começar, invista em ações que já estão sendo feitas pelos grandes players do mercado, como o incentivo ao uso de sacolas retornáveis, estações de coleta de óleo usado, pilhas/baterias, eletrônicos e etc.

Lembre-se que levantar bandeiras e defender causas relacionadas à sustentabilidade é algo sério e que deve ser mostrado em ações, não apenas um discurso institucional bonito!

2-  Relacionamento com público sênior

O público sênior têm ganhado cada vez mais destaque, adentrando à era digital e interagindo ativamente com o conteúdo das marcas.  

Criar estratégias que conversem direto com esse público é algo que deverá ser uma grande tendência para 2023, por isso, preste atenção a essa parcela especial do seu público!

3- Omnichannel

A integração entre os pontos de venda físicos e digitais é uma mudança de abordagem que surgiu a partir da transformação digital que vivemos no período pandêmico. Já existia, mas ganhou ainda mais força durante esse período e veio pra ficar. 

A marca é uma só, presente em todos os meios, canais e momentos.O objetivo é garantir um atendimento e uma experiência homogênea e positiva para os consumidores em todos esses canais.  

4- Chatbots inteligentes

Os chatbots são assistentes virtuais inteligentes, permitindo uma comunicação mais ágil, assertiva e facilitada para o cliente.

Para que faça jus a sua funcionalidade e garantir uma experiência positiva para os clientes, ele deve estar disponível 24h por dia, sete dias por semana. Se você vai apostar nessa tendência, certifique-se de oferecer um suporte de qualidade.

5- Segurança de dados

O objetivo da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é regulamentar o uso de dados pessoais por pessoas ou entidades dos setores públicos ou privados, garantindo a proteção e privacidade dos mesmos. 

Esses dados podem ser obtidos pelas empresas por diversos canais, como o cadastro da pessoa física em sites e redes sociais, por exemplo.Mostrar que a sua empresa está por dentro dessa lei, valorizando a privacidade e a segurança dos dados do cliente é algo extrema importância!

6- Experiência positiva

A gente já comentou aqui que os hábitos de consumo estão diferentes, portanto, oferecer uma experiência positiva é o pressuposto básico para competir no mercado.

Para melhorar a experiência do seu cliente, é possível apostar em inovações em inúmeros setores do seu empreendimento, como:

  • Apostar em diversas formas de pagamento, facilitando as compras do cliente.
  • Ter o próprio e-commerce, oferecendo ao cliente outras formas de atendimento.
  • Investir num layout moderno para os produtos.
  • Instalar terminais de self-checkout, facilitando e agilizando o pagamento das compras.

Agora que você já sabe grandes novidades no varejo para 2023, que tal preparar o seu negócio para este novo ciclo?

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Paloma Carvalho

Retadora